quarta-feira, 23 de abril de 2008

“Há poucos recursos destinados à juventude”


O assessor de articulação de políticas públicas de juventude do Governo do Estado, Ismênio Bezerra, deu entrevista para a Rádio ViraCeará.

Vira: Que encaminhamentos a Conferência ?

Ismêmio: Dentro dos debates que estão acontecendo em cada Câmara Temática irão apresentar duas propostas. Então já que teremos 15 Câmaras, serão apresentadas 30 propostas, em que aprovaremos 21 para levar para a Conferência Nacional as bandeiras da população jovem do Ceará. A/O jovem hoje só se apropria de 8% do PIB do Estado. Em âmbito regional, as/os jovens só se apropriam de 5,8%. Essa distribuição de riqueza precisa ser refeita. Precisa haver um pacto e esse pacto acontece quando a juventude funciona. As grandes transformações que aconteceram se deram pela impulsão da juventude.


Vira: Como você ver essa Conferencia?

Ismêmio: Pela primeira vez no Ceará, as/os jovens não precisam gritar para serem ouvidos. Eles e elas falam e o Governo escuta. Existe uma mudança no perfil do governo. Antes de concluir a Conferência, nós já montamos um aparato para atender as políticas públicas e vem ai o PAC da Juventude. É o primeiro estado do Brasil que vai lançar o PAC da Juventude. Em menos de 30 dias, nós iremos anunciar um conjunto de programas e ações para este público que tem demandas especiais, entre 15 e 29 anos. A Conferência é feita pelos/pelas jovens. É a/o jovem que manda e desmanda nessa Conferência. E com essa irreverência, nós iremos concluir a I Conferência Estadual de Políticas Públicas da Juventude do Estado do Ceará.

Por Clarissa Diógenes e Amanda Nogueira

Nenhum comentário: