segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Você já foi discriminada (o) por ser homossexual?



Olá galera. Essa semana eu conversei com duas pessoas muito interessantes que me contaram algumas experiências de discriminação que já sofreram em relação a sua opção sexual.
Quem quiser, pode ficar a vontade para contar para a gente a sua experiência.

NÃO A HOMOFOBIA

Você já foi discriminada(o) por ser homossexual?

Muitas vezes com certeza. Uma das últimas foi: eu vinha andando na rua e vi um casal vindo em uma bicicleta e por a rua ser esburacada fastei um pouco para que eles passassem. Quando passaram por mim, o homem disse: "sai do meio sapatão!". Nossa, fiquei tão chateada e irritada com aquilo, que até hoje não consigo esquecer a cena. Pior que ser discriminada por uma coisa é ser discriminada duplamente. Há uns 10 anos, quando meu time de futsal (feminino) estava começando, nós fomos treinar na quadra da nossa comunidade e por diversas vezes os meninos (crianças e adolescentes homens) nos apedrejaram. Jogavam areia, pedras e lixo no meio da quadra para nos impedir de jogar. Era terrível! E faziam isso dizendo uma série de grosserias que não valem à pena ser ditas. As clássicas que não podiam faltar eram: "Vão lavar roupa e pilotar o fogão de vocês que é coisa de mulher!", "Vocês merecem é apanhar pra aprender a gostar de homem!" Tudo porque somos mulheres e lésbicas. Tivemos que superar muitos preconceitos para conquistar nosso espaço, nosso direito. Hoje àquelas crianças (agora adolescentes) que nos reprimiam jogam junto conosco na mesma quadra. Mas, não foi fácil.
Jovem, de 26 anos.

Você já foi discriminada(o) por ser homossexual?
Sim, várias vezes e em vários lugares diferentes. As primeiras vezes que eu sofri discriminação foi da minha própria família, principalmente dos homens (meu avô, meus tios...). Eles não gostavam do tipo como eu me vestia, dos meus cabelos, do meu jeito de falar e do meu comportamento. Eles sempre falavam: "Deixa disso, menino, vai virar homem". Já os meus pais, eles se faziam de cego, quando constataram que eu era homossexual, eles aceitaram numa boa, só tinham medo da discriminação que eu ia sofrer fora de casa. Hoje em dia, eu sofro preconceito através dos olhares na rua, em ônibus, e até mesmo piadas de mal gosto que algumas pessoas soltam no meio da rua. Em relação a oportunidades de trabalho, eu também sofro discriminação. Quando vou atrás de emprego, eles olham o meu currículo, acham ótimo, mas na hora da entrevista, eu não sou classificado e eu tenho certeza que tenho muitas habilidades. Hoje em dia, eu não procuro mais trabalho em empresas formais, acho que o mercado dito como informal me dá mais espaços. Eu não me identifico com uniformes masculinos, não me sinto bem com isso.
Jovem, de 23 anos.

Por Clarissa Diógenes

Nenhum comentário: