sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Intérprete fala sobre os desafios das pessoas portadoras de alguma necessidade


Eduardo Viana é interprete a cinco anos da linguagem de sinais para pessoas portadoras de deficiências auditivas e trabalha a dois anos no Centro de Apoio aos Surdos.

Viração: Se existe dificuldades? Quais são as dificuldades que os jovens portadores de necessidades encontram no seu dia a dia? Como podemos resolver esses problemas.

Eduardo: Eu acredito no bom senso das pessoas, em que cada um se sensibilizando e se colocando no lugar do deficiente, use a consciência.

Viração: Como é a participação dos jovens com deficiência? É efetiva?

Eduardo: Antigamente, há 10 ou 12 anos, os jovens com algum tipo de deficiência eram guardados em casa. Mas hoje através da televisão e do incentivo da Prefeitura de Fortaleza e do Governo Federal, os jovens com deficiências vão estudar nas escolas e aproveitam os espaços da cidade.

Viração: Você acha que no mundo de hoje existe muito preconceito com os jovens com algum tipo de deficiências?Quais?

Eduardo: Existe sim, por exemplo, a deficiência auditiva. Alguns pais dizem para o filho não ficar perto dos deficientes surdos por que pode atrair a doença para si. E nós sabemos que isso não acontece, isso não existe.

Viração: Jovens com deficiência devem o ter o direito ao passe livre nos transportes coletivos?

Eduardo: Com certeza precisa ter um transporte efetivo e gratuito para eles, levando para a escola, hospital, entre outros lugares. Muitos deles são da periferia e não tem condição. Eu acredito que o Governo Federal juntamente com Prefeitura de Fortaleza podem dar o recurso para que os jovens com deficiência possam ter seu passe livre para ir e vir sem pagar.

Viração: Existe algum local aqui em Fortaleza que possa adquirir um curso de libras para as pessoas aprenderam a linguagem dos sinais?

Eduardo: Existe a instituição que eu trabalho, chamada Cais (Centro de Apoio aos Surdos). Há também a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

Mais informações:
Eduardo Viana: (85) 8630.0424
Centro de Apoio aos Surdos: (85) 32646758
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - Núcleo Ceará - (85) 3283-9126

Por Diego da Silva

Um comentário:

Anônimo disse...

parabéns adorei a entrevista