sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Conferência Fortaleza: Jovens como agentes ativos da política

Já dizia a letra da Banda Donaleda: "vamos valorizar a vida, transformando o amanhã que virá"

Marcos Montenegro, do Virajovem Fortaleza (CE)* (29/01/2008)

Não importa a cor da pele nem a opção sexual. Jovens de todos os cantos se encontram na I Conferência Municipal de Juventude para unir idéias e propor soluções para os problemas que afligem a juventude contemporânea. Mais de 1.300 alunos de escolas públicas, particulares e universidades, de 15 a 29 anos, participaram do evento no Centro de Convenções de Fortaleza, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro. A conferência representa uma etapa local para os encontros nacional e estadual que acontecerão neste ano.

O encontro reuniu os jovens para eles analisarem, discutirem e propuserem políticas públicas para a juventude. Essas políticas formarão um plano que norteará as ações do poder público nos próximos dez anos. Uma que vez que, antes, passará pela Câmara Municipal para que o projeto seja analisado pelos parlamentares, que, para Érika, de 16 anos, precisam dar mais atenção aos jovens.

A organização do evento fez grupos de trabalho para orientar o funcionamento da conferência. Foram formados 15 grupos para que os jovens pudessem discutir e propor políticas públicas para resolver ou pelo menos reduzir os quadros que desvalorizam a juventude brasileira. "Este é um grande momento da construção do protagonismo juvenil", afirma a Deputada Estadual e Psicóloga especialista em educação, Raquel Marques.

No primeiro dia da Conferência, gestores públicos e organizadores abriram o evento, apresentando o encontro e estimulado o caráter otimista na platéia. Depois disso, a galera dançou um reggae com a banda Donaleda e um forró com Dorgival Dantas. "A gente tenta incentivar os jovens a lutar pelos seus direitos através das letras das nossas músicas", diz o vocalista da Donaleda, Adread Jó. Na manhã seguinte, os jovens se credenciaram e foram ao auditório assistir às apresentações culturais. Depois do almoço, começaram os grupos de trabalho e o pessoal colocou a mão na massa. No dia 17, último dia de conferência, houve a apresentação do que foi discutido nos grupos e a aprovação ou não dos planos. Além disso, teve também a eleição para os delegados que participarão das conferências nacional e estadual e, para encerrar o evento, grupos culturais se apresentaram.

A Conferência foi organizada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude e pelas entidades que fazem parte do Conselho Municipal de Juventude.

*Marcos Montenegro, é integrante do Virajovem Fortaleza (CE), um dos 18 conselhos editoriais jovens da Vira espalhados pelos país.
TÁ NA MÃO

Confira mais: Conferência Fortaleza: Infra-estrutura da cidade ainda precisa de melhorias (http://www.revistaviracao.org.br/artigo.php?id=1374)

2 comentários:

Anônimo disse...

kd a lista dos delegados eleitos pra nacional??? :S

Anônimo disse...

xega de tanto enrolada e devogem a lista dos delegados q iram para a nacional ja basta o fracaso da estadual...