quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

6º Nóia concede prêmios a talentos do cinema, do vídeo e da fotografia



O 6º Nóia Festival Brasileiro de Cinema e Vídeo Universitário suscitou debates e reflexões no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), de 03 a 08 de dezembro, com a temática “A cidade e suas nóias: o audiovisual e o urbano”. Durante o encontro, estudantes universitários de diferentes cantos do Brasil tiveram a oportunidade de revelar, entre outros, as várias cidades que existem numa só. A 2ª Mostra Nóia de Fotografia ocorreu paralelamente ao festival e pode ser conferida nas passarelas do CDMAC até o dia 31 de dezembro.

Para reconhecer as produções que se destacaram na sexta edição do Nóia, ocorreu, dia 08, no Cine-teatro do CDMAC, a cerimônia de premiação. Na abertura, foi exibido o curta-metragem “Urbano Coração”, de Duarte Dias, o qual traz imagens do povo fortalezense visto através de um de seus maiores símbolos: a Praça do Ferreira. O Nóia realizou ainda uma homenagem ao escritor, jornalista, radialista, teatrólogo e pesquisador cearense Eduardo Campos, falecido em setembro deste ano.

“Nóias Urbanas – Contrastes de uma Cidade” foi o tema da 2ª Mostra Nóia de Fotografia Universitária, que reúne 20 trabalhos de universitários cearenses. As imagens foram avaliadas pelos fotógrafos Silas de Paula, Franccesca Nocivelli e Henrique Torres. Os três primeiros lugares foram, respectivamente, Otávio Augusto de Moraes Nogueira (Universidade de Fortaleza – Unifor), Patrícia Cavalcante (Faculdade Grande Fortaleza - FGF) e Raquel Praxedes (Faculdades Nordeste - FANOR). Além do Troféu NÓIA, os universitários ganharam prêmios da Aba Film, da Bandeirantes e da Editora Tempo D`Imagem.

Já na mostra competitiva de filmes e vídeos, duas produções cearenses se destacaram. “Amigo do pobre, conhecido do rico” conta a história de Seu Alves, um sapateiro que enfeita os muros do bairro Papicu com sua poesia. O vídeo, produzido pela equipe da ONG Encine, conquistou o troféu Nóia na categoria “Melhor Vídeo Documentário” e o Prêmio Banco do Nordeste do Brasil de Incentivo ao Cinema Universitário como “Melhor curta-metragem Nordestino” no valor de R$ 2,5 mil. “Esse prêmio deu mais uma gás para a gente continuar produzindo”, empolga-se Katyellen Cardoso, estudante da Faculdade Evolutivo (FACE) e uma das diretoras do curta.

“Flores do mar”, por sua vez, aborda a relação entre o universo feminino e o mar e levou o Troféu Nóia de “Melhor Curta-metragem – Júri Popular” e o Troféu APCNN – Associação de Produtores e Cineastas do Norte e Nordeste na categoria “Melhor Curta-metragem Norte/Nordeste”. A Kodak premiou as produtoras do documentário Janayde Gonçalves e Juliana Lacerda, da Universidade de Fortaleza (Unifor), com dois rolos de filme 35 mm pela vitória como “Melhor Curta-metragem – Júri Popular”. “O prêmio foi surpreendente, porque ‘Flores do Mar’ foi nossa primeira produção. Agora, com esse incentivo, nós pretendemos investir no trabalho com película”, explica Juliana.

VENCEDORES NÓIA 2007 MOSTRA COMPETITIVA


Melhor Vídeo Ficção - O Sapo de Adolfo Sarkis (RJ)
Melhor Vídeo Animação - Homem-espuma de Fernando Mendes e Fernando Salgado (MG)
Melhor Vídeo Documentário - Amigo do Pobre, Conhecido do Rico (CE)
Melhor Filme – Júri Oficial - Esconde-esconde de Álvaro Furloni (RJ)
Melhor Direção - Allan Ribeiro por O Brilho dos Meus Olhos (RJ)
Melhor Edição - Juarez de Andrade Júnior por O Retorno da Lua (RS)
Melhor Roteiro - Álvaro Furloni por Esconde-esconde (RJ)
Melhor Direção de Arte - Diego Steffani por O Retorno da Lua (RS)
Melhor Fotografia - Christian Schneider por Outono (RS)
Melhor Ator - Arduíno Colasanti por Esconde-esconde (RJ)
Melhor Atriz - Susanna Krueger por Esconde-esconde (RJ)
Melhor Curta-metragem - Júri Popular - Flores no Mar de Janayde Gonçalves e Juliana Lacerda (CE)
Troféu APCNN - Melhor Curta Nordestino - Flores no Mar de Janayde Gonçalves e Juliana Lacerda (CE)
Prêmio Banco do Nordeste de Incentivo ao Cinema Universitário - Amigo do Pobre, Conhecido do Rico (CE)
2ª MOSTRA NÓIA DE FOTOGRAFIA UNIVERSITÁRIA
1º Lugar - Otavio Augusto de Moraes Nogueira (Unifor)
2º lugar - Patrícia Cavalcante (FGF)
3º Lugar - Raquel Praxedes (FANOR)

Por Talita Christine

Nenhum comentário: