sábado, 2 de maio de 2009

Papo Livre

II Festival da Juventude - “Desenvolvimento Juvenil no Nordeste Brasileiro” em Quixadá - CE

Olá, jovens de todo o Nordeste. Eu sou Marco Leonel, repórter do Cobertura Jovem, do II Festival da Juventude, que acontece entre os dias 30/04 a 03/05, na cidade de Quixadá, região do Sertão Central cearense. O tema do evento é “O Desenvolvimento Juvenil no Nordeste Brasileiro”. Conversei com Rachel Marques, deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores do Ceará (PT-CE), na última sexta-feira (01.05.09), na Praça José de Barros, centro de Quixadá. A deputada é presidente da Comissão de Juventude da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

COBERTURA JOVEM: O que Vossa Excelência tem achado do II Festival de Juventude aqui no Quixadá?

RACHEL MARQUES: Tem sido um grande momento aqui no nosso município de Quixadá, agregando jovens do Nordeste inteiro, num momento de confraternização, onde a diversidade cultural do Nordeste, mas também a identidade cultural figuram no sentido de se pensar as políticas públicas para a juventude no Nordeste brasileiro. Um momento bonito, que com certeza marca a história da organização da juventude nordestina.

COBERTURA JOVEM: De que forma no atual mandato de Vossa Excelência no Legislativo Estadual se ampliará a ação das políticas públicas para a juventude?

RACHEL MARQUES: Eu tenho a satisfação de hoje estar presidindo a Comissão de Juventude da Assembleia, uma comissão criada recentemente, no final do ano passado. Sou a primeira presidente dessa comissão e nós vamos acompanhar todas as bandeiras, todas as questões relacionadas à juventude. Propor o marco legal da juventude no nosso Estado, acompanhando também todas as definições de diretrizes do Congresso Nacional, no que diz respeito ao Estatuto da Juventude. A juventude deve ser compreendida como sujeita de direitos, mobilizando no sentido de que o Ceará implante o Conselho Estadual de Juventude e que nós possamos ter as políticas de juventude direcionadas no nosso Estado.

COBERTURA JOVEM: Como está a pauta da Assembleia Legislativa do Ceará no que tange à juventude, na sua diversidade e identidade?

RACHEL MARQUES: Hoje, com a Comissão de Juventude, nós estamos abrindo a Assembleia Legislativa para a participação dos jovens, para o protagonismo juvenil, inclusive nós já fizemos várias audiências públicas, onde os jovens têm participado nas organizações juvenis, tratando de temas como juventude e criminalização, fazendo também uma consulta popular. A pauta da Comissão Juventude está exatamente baseada em todas essas consultas já feitas à população, nas audiências públicas que aprovamos com os temas que os jovens têm buscado discutir, o que é fundamental para a conjuntura atual.

COBERTURA JOVEM: Então é um maior debate com a sociedade?

RACHEL MARQUES: Nós queremos realmente possibilitar que a Assembleia abra as portas, especial para a juventude, para que ela venha participar, propor um debate mais ativo em todos os processos da Comissão de Juventude da Assembleia.

A presença da deputada estadual Rachel Marques, como autoridade do Legislativo cearense, traz maior legitimidade ao II Festival da Juventude. Sendo uma autoridade do Poder Público, ela demonstrou simpatia e atenção para com a temática do evento, claramente apoiando as propostas discutidas pelas juventudes presentes em Quixadá, terra natal e base eleitoral da parlamentar entrevistada.


Marco Leonel, 19, jovem comunicador
Cobertura Jovem do II Festival da Juventude “O Desenvolvimento Juvenil no Nordeste Brasileiro”
Oficina Juventude e Mídia Alternativa

Nenhum comentário: