sábado, 2 de maio de 2009

Juventude discute educação

Câmara Temática : “Juventude e Educação”

Na manhã de sexta (01.05), no auditório da Escola Estadual José Jucá, a câmara temática pautou a educação nos estados do nordeste, onde os participantes se dividiram em grupos para desenvolver a pergunta lançada pelo facilitador Paulo Afonso: “Por que você veio para o festival da juventude e por que você escolheu o tema juventude e educação?”. Depois um representante de cada grupo passava para todos ali presentes, o que foi discutido no grupo.

Os palestrantes foram Flávio, professor de filosofia que focou a história do sistema educacional, de como esse sistema chegou ao brasil e a Ilena pautou em relação a educação popular, como também a situação das bibliotecas comunitárias no meio rural que hoje são poucas nos estados e a carência de educação dos estados nordestinos.

Segundo o jovem Edvan Ferreira da Silva, 20 anos (Lagoa de Itaenga- PE), ele achou muito importante a discussão sobre as politicas educacionais e as suas percussões, a partir da análise sociológica e histórica que foi feita pelo palestrante o Flávio. Também foi discutido a educação popular como uma ferramenta de desenvolvimento. Ainda foi focado a questão de refundar a militância dos movimentos populares e sociais.


Robson Teixeira da Silva, 16 anos - Lagoa do Itaenga (PE)

Nenhum comentário: