sexta-feira, 25 de julho de 2008

Viração leva Prêmio Tim Lopes


Oito projetos de reportagem foram premiados pela Comissão Julgadora do 4º Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Embora o concurso tenha previsto inicialmente cinco premiações, o Júri decidiu, após a avaliação dos trabalhos inscritos, conceder duas menções honrosas e uma premiação adicional para Mídia Online e Alternativa, categoria da qual a Revista Viração foi vencedora.
O Concurso Tim Lopes é uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer a mobilização social em torno de dois graves problemas que afetam milhares de crianças e adolescentes do País: o abuso e a exploração sexual.
Cada projeto selecionado recebe, além de um prêmio no valor de R$ 3 mil, uma bolsa de incentivo à investigação, que pode chegar a R$ 16 mil, para cobrir as despesas com a produção da reportagem. Além deste apoio financeiro, os jornalistas têm à disposição duas especialistas na temática que atuam como consultoras para os projetos.
Para produzir a reportagem da Viração, que será capa de novembro, Jaqueline Almeida Ferreira e Alinne Abrahão da Conceição, do Conselho Virajovem Pará, irão participar de uma formação da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), que será promovida em agosto, em São Paulo.
"Sabemos da importância social desse concurso, e de como poderemos estimular a discussão sobre políticas públicas perante os temas relacionados à violência contra criança e adolescente, diz Alinne, que estuda o 2° ano de jornalismo. Ela conta que, para fazer a reportagem, terá o apoio dos outros conselhos da Vira pelo País. "Passaremos por alguns Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Pará e Brasília".
A quarta edição do Concurso Tim Lopes é uma iniciativa da ANDI e do Childhood - Instituto WCF Brasil, com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Organização Internacional do Trabalho (OIT), UNICEF e Portal Imprensa. O concurso conta ainda com a cooperação da Paris Filmes, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Fundação Abrinq.


Fonte: http://www.revistaviracao.org.br/

Nenhum comentário: